sexta-feira, 20 de abril de 2012

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.


Partidos políticos e pré-candidatos(as) às eleições municipais podem aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, compromentendo-se com a Plataforma e com a atualização e a divulgação dos indicadores de sustentabilidade do seu município.

A Plataforma (Programa) pode ser acessada no link: http://www.cidadessustentaveis.org.br/downloads/publicacao-programa-cidades-sustentaveis.pdf

Estamos estudando a fundo a plataforma e verificando quais propostas, elementos da sua metodologia e indicadores de sustentabilidade podem ser adequados para a realidade de Tapes.

Deixe seu comentário sobre o tema.

Um comentário:

  1. Rafael,
    Descobri a pouco o blog e o parabenizo pela iniciativa.
    Gostaria de dar uma singela contribuição sobre o tema, que é a seguinte:
    Tenho a impressão que para os eleitores mais comuns (que é a esmagadora e DECISIVA maioria), a política soa como algo enfadonho e irrecuperável, motivo pelo qual, ele (o eleitor) se mantém afastado a ponto de não participar/fiscalizar as ações que tem relação direta com a sua comunidade, pagando um preço muito caro por isto.
    Talvez esta postura tenha origem na retórica viciada dos políticos tradicionais e no baixo nível educacional deste tipo de eleitor.
    Gostei muito do post que fala sobre a importância do programas de governo, em detrimento dos candidatos/pessoa física e suas boas intenções.
    As pessoas precisam aprender a votar com a razão e não com o coração. Num mundo ideal, cada eleitor conheceria, pelo menos em termos gerais, o programa de governo de cada uma das candidaturas, podendo assim, não somente identificar afinidades, mas, principalmente, cobrar a implementação e a eficiência do programa/candidato escolhido.
    Como ainda estamos muito longe desta realidade, sugiro que simplifiquemos ao máximo possível este processo, possibilitando ao eleitor comum identificar claramente as ideologias e competências, mesmo sem o aprofundamento desejável nos programas de cada candidatura.
    Sugiro a elaboração de um questionário sobre os principais temas da administração pública a ser colocado aos futuros prefeitos e vereadores de Tapes, numa perspectiva de curto, médio e longo prazo.
    Algumas das características que deve conter este questionário:
    * Linguagem clara e acessível;
    * Impossibilidade de respostas evasivas (se diz que vai fazer, tem que dizer como, quando e com quais recursos);
    * Plural - não pode ser tendencioso/viciados na origem. As perguntas devem ter origem em questões realmente relevantes a comunidade e não podem beneficiar ou prejudicar este ou aquele candidato (talvez tu possas colher sugestões de questionamentos pelo próprio blog);
    A idéia é que tenhamos uma campanha clara e, talvez, uma agenda de ações pré-definida pra que possamos não só cobrar, mas. também colaborar como cidadãos para o sucesso da próxima gestão.
    Agradeço pelo espaço e deixo uma sugestão de pauta para os questionamentos:

    1) Quais são as propostas para diversificação das matrizes econômicas do município, além de suas vocações naturais - turismo e orizicultura ?

    Sds
    Everton Luis Ianiak - Assis Brasil, 971
    (51) 8547.4660

    ResponderExcluir

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.