terça-feira, 6 de março de 2012

Ideias sobre turismo e saneamento básico


Comentários de Rafael Fernandes, na discussão sobre a reportagem intitulada A Tragédia Tapense, do site Tapes.com.br, compartilhada por Adriano Pinzon no Facebook:

"Este é um assunto muito complexo (a não utilização da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE) que tenho acompanhado desde 2006. Portanto, não posso falar pelo que aconteceu antes (e que pode também ser a origem e a solução do problema). Analisando a temática pós 2006, posso dizer que este é um assunto para o Ministério Público resolver e denunciar TODOS os envolvidos por crime ambiental previsto no art. 54 da Lei de Crimes Ambiental (Lei 9605/1998). Deve a Justiça obrigar a Corsan e os moradores a efetuarem a ligação de esgoto, sem desculpas de preço ou qualquer outra que só poderá ser aceita se prevista em Lei. O fato é quem ninguém pode usar a falta de recursos ou acréscimo de tarifa (que pode ser compensada com a economia de água) como desculpa para poluir ou para se omitir ao fato de que existe um sistema de tratamento de esgotos e que é obrigação do Poder Público (inclusive sob proposta dos Vereadores e Comissões Temáticas da Câmara, que tem obrigação de denunciar) usá-lo e fazer com que o cidadão também o use, no intuito de preservar o meio ambiente. O QUE OCORRE É UMA FLAGRANTE OMISSÃO DOS VEREADORES DA CIDADE E DO MINISTÉRIO PÚBLICO. E OMISSÃO TAMBÉM É CRIME PREVISTO NA MESMA LEI."

(...)

"Também li a palavra Turismo, só que não gostei. Não gostei porque em Tapes se confunde muito turista com veranista. Se confunde show na praça (cultura) com turismo. Se confunde carnaval (cultura) com turismo. Se confunde ruas sem buraco e limpas (infraestrutura) com turismo. Enfim, não se percebe que TURISMO é uma atividade que requer (além disso) amplo e abrangente planejamento, cadeia produtiva, produtos turísticos, rede hoteleira, atrativos às dezenas ou centenas, investimento público, financiamento público, infraestrutura impecável, povo e trabalhadores educados para o turismo, propaganda em massa, articulação com agências de turismo e de publicidade (órgãos de imprensa). Isso quer dizer que Tapes não pode? Tapes pode. Mas precisa do tal planejamento e de pelo menos 10 anos de processo de investimento e transformação para que diga com propriedade: TAPES TEM O TURISMO. O processo é tão amplo e tão complexo que mudaria inclusive o Plano Diretor de Tapes e a forma como a cidade ocupa a margem da Laguna dos Patos. Áreas hoje de lavoura seriam nobres e áreas hoje nobres seriam centros históricos, por exemplo. Potencial Tapes tem. É um potencial imenso, principalmente por dois fatores: é uma cidade que acumula um grande patrimônio ambiental lacustre e uma vista maravilhosa para a Laguna (1) e muito próxima dos pólos consumidores da Grande Porto Alegre e da Serra (2). Mas se este potencial não for lapidado e não houver uma reversão no processo de desinteligência de interesses em curso, nunca poderemos usar a expressão TURISMO para definir o que ocorre em Tapes. Uma cidade que possui cada vez menos veranistas e visitantes."
  Os comentários foram publicados no dia 6 de março de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.